quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Silêncio que se vai governar!

É agora, já foi anunciado pelos anjos da governação, que o país vai finalmente ser governado. Até aqui o que aconteceu foi outra coisa qualquer, um intervalo para aquecimento, bem entendido. Agora vai ser a sério e à séria.

Vai vir aí já de seguida uma catadupa de originalidades e engenharias orçamentais e financeiras para nos colocar de novo no trilho da modernidade. E para começar vamos ter, por isso mesmo, um Programa, um “Programão de Estabilidade e Crescimento”.

Aí ficará tudo resolvido desde logo, nuns quantos quadros com números de despesas e receitas, com uma convenientes projecções de variáveis, e destas resultarão os respectivos défices obrigatórios.

Em 2013 teremos de certezinha absoluta os milagrosos 3 por cento de défice orçamental, qualquer coisa como menos 10.000 milhões de euros de reengenharia entre despesas e receitas relativamente ao executado em 2009, de má memória. E aí o Estado já não dependerá em dois meses de cada ano nas suas despesas dos dinheiros que vindos dos mercados externos financiaram o défice de 2009.

Tudo será magnífico em 2013, assim será atestado no tal “Programão”, os três por cento de défice aí já só corresponderão aos dinheiros necessários para os investimentos públicos como manda a boa regra de gestão das finanças públicas. As despesas correntes do Estado já serão então inteiramente financiadas por dinheiros cá da Pátria – seremos patriotas de novo, inquestionavelmente pois então.

Claro está que os quadros constantes desse “Programão” e os números previstos para as receitas e o crescimento económico, e até talvez a redução das despesas, convergirão para que se encontrem magistralmente os tais 10.000 milhões que fazem falta cá nas contas da Pátria. Talvez até se componham vários cenários alternativos e que todos se encaminhem no final para o mesmo e desejadíssimo resultado – o mágico número de três por cento (ou um pouco menos) de défice orçamental.

Será assim um novo e moderno empreendimento, fruto da vontade férrea, da determinação invulgar, da visão e ambição da liderança política governante, uma empresa ímpar e absolutamente digna do melhor de Portugal.

Nem pensem os catastrofistas, esses áugures da incredulidade e da desgraça permanente, que o país vai atrás, por conseguinte, das piores das causas, das premonições da desgraça e da decadência eminente e empobrecida.

Não, vão de retro esses títeres da maledicência, agora é um tempo de grandes feitos e vão ser escolhidos os bons caminhos e tudo será bom outra vez. O Portugal moderno, vanguardista, o das “novas fronteiras” da economia, da tecnologia e da civilização, estará de volta.

Portugal não vai ser nunca periférico, não vamos ser encurralados aqui neste canto extremo junto do Oceano. Queremos estar no centro da Europa, esse é um desígnio nacional deste século XXI. Vamos pois é ligar-nos a Madrid e ficamos logo dentro, muito dentro, do Mundo que importa. Descobriremos o caminho férreo ultra-rápido para a Europa, construiremos mais estradas e até um grande e moderníssimo aeroporto.

Vem aí uma nova epopeia descobridora. Venderemos de tudo e compraremos de tudo dessa e por essa Europa – e tudo muito rápido porque há imensa pressa em que tudo se faça. Os portugueses vão ser muito ricos, haverá muita “canela e ouro” e a República dará a redenção por mais um século a este imenso Portugal.


Notas numéricas auxiliares: No Programa até 2013 estarão inevitavelmente incluídas reduções das despesas correntes de muitas centenas de milhões de euros. Vamos ficar a saber como em cada ano vão evoluir algumas dessas despesas como, por exemplo, as remunerações da administração pública, as pensões, os subsídios diversos, as despesas de saúde, de educação, as militares, ou as de justiça. Quanto à importantíssima variável do crescimento económico, se este for projectado por perto do actual potencial de crescimento da economia não poderá ser muito superior a 1 por cento em média – o que dará qualquer coisa como 1.600 milhões de euros apenas. Para a redução dos tais 10.000 milhões ao longo dos três próximos anos muito mais será necessário, portanto, quer do lado da redução da despesa, quer do eventual aumento das receitas. É por conseguinte uma “grande quadratura do círculo”, ou melhor um “pentagrama de ouro” para o nosso voluntarioso Governo. Mas eles vêm aí e estão prontos para governar. Silêncio, muito silêncio portanto, não se incomode tanta e tão prestimosa mestria!

José Pinto Correia, Economista

Sem comentários :