quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Desporto no Reino Unido e em Portugal (II)

Continuemos então a apresentar o novo documento orientador da política desportiva do Governo inglês publicado em Junho passado pelo DCMS com o título sugestivo de “Playing to win: A New Era for Sport”.

Mas desta feita vamos dar o devido destaque ao capítulo no qual é feita a devida descrição da visão para o desporto que está subjacente a este novo exercício governamental de definição do quadro geral da política de desenvolvimento desportivo.
Passemos a citar, por tradução livre:

“Uma visão para o desporto”

“A actividade física é por natureza uma responsabilidade inter-governamental e um leque de Departamentos está liderar a criação de mais oportunidades para nos tornarmos fisicamente activos.

Oferecer natação gratuita para os indivíduos com mais de 60 e menos de 16 anos é uma componente chave dos nossos planos de actividade física e é um sinal do aumentado nível das nossas ambições.

Contudo, este documento está focalizado na nossa visão para o desporto. A nossa ambição é simples – nós queremos tornar-nos numa nação desportiva verdadeiramente líder mundial.

Para o fazer, nós necessitamos de uma visão clara para o desporto na Inglaterra, e de um compromisso claro de que esta geração de decisores políticos e administradores trabalharão em conjunto para o concretizar.

A nossa visão é a de dar a mais pessoas de todas as idades a oportunidade de participar em desporto competitivo de alta qualidade.

Para concretizar esta visão, nós necessitamos de um sistema desportivo integrado e sustentável que criará e desenvolverá o talento desportivo, suportado numa estrutura de clubes e competição de alta qualidade.

A nossa visão é grande – tal como deveria ser, dada a dimensão e a escala das oportunidades futuras.

Todos os envolvidos no funcionamento do desporto neste país têm a responsabilidade de traduzir o nosso estatuto de nação Olímpica num legado para as gerações vindouras.

Este documento define como a nossa clara visão para o desporto estará no coração dos nossos planos á medida que nós reorganizamos e redefinimos as prioridades em toda a paisagem desportiva, desde o desporto escolar, passando pelo desporto comunitário e até ao nível de desempenho de elite.

Há algumas questões honestas que nós necessitamos de colocar à medida que entramos neste período de oportunidade desportiva para o país:

Sobre Educação Física e Desporto para Jovens – estão as escolas a fornecer às crianças uma introdução ao desporto de alta qualidade?; estão todas as crianças a ter oportunidade de tentarem um amplo leque de desportos?; estamos nós demasiado suportados no futebol?; existem treinadores suficientes em suficientes desportos?; são todos os jovens de todas as capacidades treinados e encorajados?; e a estrutura de competição funciona?

Sobre o Desporto Comunitário – existem treinadores suficientes nos desportos principais?; como reduzimos os abandonos quando as pessoas deixam a educação formal?; está o desporto das raparigas e mulheres suficientemente priorizado?, existe o foco correcto no desporto em oposição à actividade física?; existem suficientes clubes de qualidade para as pessoas praticarem e preencherem o seu potencial?

Sobre o Desporto de Elite – o investimento está a ir para os locais adequados?; estão o treino, a ciência do desporto e a medicina e outros serviços de alto desempenho a ser adequadamente desenvolvidos?; como podem os atletas ser melhor apoiados?; como nos comparamos com outras grandes nações desportivas internacionais?

A verdade é que, enquanto progresso real está a ser feito, nós podemos sempre fazer melhor em todas as áreas.

Se nós queremos ter um sistema de desenvolvimento desportivo líder mundial, aquelas são as questões em que nós devemos estar implacavelmente focados. Nós manteremos essa focagem continuando a colocar em serviço as adequadas estruturas organizacionais.

A paisagem desportiva modificou-se. Em substituição das estruturas confusas de anos anteriores chegou uma estrutura que coloca três agências no comando das componentes fundamentais do sucesso desportivo em toda a Inglaterra e no Reino Unido: educação física e desporto escolar (Fundação do Desporto Jovem), desporto comunitário (Sport England) e desporto de elite (UK Sport).

As três agências lideram nas suas áreas respectivas, mas trabalham estreitamente com outros parceiros, incluindo a Associação de Treinadores do Reino Unido (“Sports Coach UK”) e Conselho Central de Recreação Física (“Central Council of Physical Recreation – CCPR”), que desempenham um importante papel no desporto.

As autoridades locais são os nossos parceiros prestadores críticos, investindo bem acima de 1 bilião de libras por ano e dirigindo a prestação local de desporto – o Sport England, em particular, continua a criar laços estreitos com as autoridades locais em todo o país.

Embora a estrutura básica da paisagem seja forte, existirá âmbito para melhorar a focalização em cada nível e aumentar a união das três agências prestadoras.

Para enfrentar os fortes desafios definidos pelo Governo para o desporto escolar, comunitário e de elite, foi essencial reconsiderar como o desporto comunitário pode replicar a focagem alcançada com as Federações Desportivas Nacionais (“National Governing Bodies – NGBs”) ao nível de elite pelo UK Sport.

Nós nomeámos o Chefe Executivo do Sport England Jennie Price para liderar uma reavaliação do Sport England, estritamente focada no modo como a organização pode centrar-se no desporto e elevar o seu desafio para desenvolver um sistema desportivo comunitário líder mundial. Um forte desafio externo foi fornecido por Richard Lewis, Chefe Executivo da Liga de Rugby (“Rugby Football League”), Ged Roddy, Vice-Presidente do Sport England e Steve Grainer, Chefe Executivo da Fundação do Desporto Jovem.

Esta reavaliação conduziu a um novo papel atribuído ao Sport England, e é a peça que falta nesta paisagem. A reavaliação do Sport England formulou e respondeu às perguntas chave sobre como nós criamos um sistema de desporto comunitário líder mundial suportado numa rede de clubes desportivos modernos, num sistema de treinadores líder mundial, em melhores e mais acessíveis instalações e numa melhorada estrutura desportiva de competição que encoraje as pessoas a jogar para ganhar. Este documento deverá ser considerado em todo o novo plano operacional do Sport England, o qual define em maior detalhe como será concretizada a nova estratégia.

Isto tudo é parte do aumento do conjunto de talentos para assegurar que nós tenhamos os melhores atletas provenientes de todos os nossos desportos principais que possam inspirar uma próxima geração de talentos através do sucesso nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2012” (fim de citação).

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